Como escolher o certo:
É engraçado quando se percebe que um perfume não é só um perfume, mas algo que te faz lembrar pessoas, momentos vividos, sensações sentidas. Ele é mais que um aroma ele traz memórias , fazendo parte da nossa história de vida.
Cada perfume deve ser escolhido pelo que se deseja transmitir, qual o sentimento que queremos deixar e para quem queremos atrair o seu poder.
Uma Família olfativa é a tentativa de agrupar inúmeros os aromas que existem na perfumaria.
Saber qual a Família Olfativa que mais se identifica ajuda muito na hora de escolher o perfume.
Vamos então conhecer cada uma dessas Famílias para perceber qual se identifica mais para ser mais fácil na hora de escolher o seu Perfume.
– Florais:
Inspiram um feminino delicado. São os mais vendidos, usam flores como o jasmim, rosa, gardénia, tuberosa, iris, mimosa. São perfumes versáteis, por vezes sofisticados, frescos e leves. Também podemos encontrar Florais mais intensos quando combinados com outros aromas mais fortes. São apropriados para o dia-a-dia.
– Cítricos:
Refrescantes e vibrantes, leves e alegres. Usam aromas como laranja, limão e bergamota. Eles dão frescura e suavidade e são muitas vezes unissexo. Podem ser usados em todas as ocasiões não esquecendo que tem tendência a serem voláteis daí as Aguas de Colonia são cítricas.
– Orientais:
Sensuais e misteriosos. Conhecidos pelo seu poder de doçura e calor, são tipicamente femininos e com ótima duração. Os seus componentes vêm do médio Oriente ou Norte de Africa daí o seu nome Orientais. Têm notas como baunilhas, mirra, cacau, caramelo, canela, pimenta. Dentro dos Orientais pode aparecer uma outra família olfativa que combina o cítrico da bergamota, as flores rosa e jasmim com as madeiras, patchouli, musgo de carvalho e do landano. Tanto os Orientais como os Chiprés são fragrâncias escolhidas para dias mais frios e são perfeitas para a noite para quem gosta de marcar presença. As notas de base são o segredo destas fragrâncias, pois são elas que dão durabilidade ao perfume.
– Frutais:
Leves mas marcantes usam aromas como manga, morango, pêssego, maça, pera. As notas frutadas podem potenciar ainda mais frescura a um perfume e proporcionar um toque jovial e feminino envolto em prazer. São fragrâncias doces, joviais, vibrantes e descontraídos ideais para os dias quentes.
Logo a Família Olfativa é importante no sentido que ela define a duração do perfume na pele.
Como deixá-lo mais durador:
✔️ Colocar nos pontos pulsantes (onde estão as artérias) pois a pele estará mais quente nessas zonas e o calor intensifica o perfume. Por exemplo atrás das orelhas, pescoço, pulsos e covinha do braço.
✔️Normalmente podemos poupar perfume colocando apenas duas borrifadelas pois se forem colocadas em zonas estratégicas são suficientes mas tudo depende da intensidade do perfume.
✔️O perfume ele é eficaz quando cumpre a sua função de cheirar dentro do seu perímetro aromático, que será numa distância dos seus braços ligeiramente esticados, se for sentido fora desse perímetro já pode estar a incomodar o seu vizinho ou não.
✔️A distância que deve borrifar o seu perfume deve ser sensivelmente uns 20 cm, nem muito longe nem muito perto, para não se desperdiçar perfume nem manchar camisola.
✔️O perfume não se esfrega pois ele é composto por 3 conjuntos de notas as de saída, do coração e de fundo ao se esfregar está se a perder o seu desenvolvimento natural e desaparecerá muito mais rápido.
✔️Colocar o perfume onde se quer ser beijado como disse a Coco Chanel? O melhor conselho que posso dar é que o perfume é feito para agradar o olfato não o paladar, conselho diplomático da Coco mas é melhor deixar para trás.
✔️Não colocar o perfume logo a seguir ao banho pois a pele não deve estar demasiado quente pois assim o perfume irá evaporar-se mais rápido.
✔️ O que faz com que o seu perfume dure menos é a pele seca, logo o truque é passar hidratante sem cheiro nas zonas onde vai colocar o perfume (ex: vaselina).
✔️ Escolha um desodorizante sem muito cheiro pois este pode se sobressair ao seu perfume ou até mesmo ficar uma má mistura.
0 Comments